Plate of butternut squash risotto with fork

Esta postagem pode conter links afiliados. Leia minha política de divulgação.

Risoto de abóbora é um prato de arroz italiano cremoso e delicioso feito com purê de abóbora e Parmigiano-Reggiano. Demora um pouco, mas vale a pena!

Prato de risoto de abóbora com garfo

Receita cremosa de risoto de abóbora

Adoramos risoto! É uma daquelas refeições que dá a sensação de que você está comendo fora em um restaurante chique ou que conhece bem a cozinha. A verdade é que não é nada complicado – apenas requer algum tempo. Fazer risoto é um trabalho de amor. É preciso ter paciência, mexendo o arroz e acrescentando mais caldo aos poucos. Mas no final você obtém um prato delicioso com qualidade de restaurante que você pode dizer com orgulho que você mesmo preparou, sem toda a manteiga adicionada que você obteria se pedisse em um restaurante.

Por que você vai adorar esta receita de risoto de abóbora

  • Surpreendentemente preenchendo. Você pode se surpreender com o quão satisfatório é este prato simples de arroz! Uma porção irá saciá-lo facilmente. (Meu Risoto de Espargos Primavera, Risoto Cremoso de Cogumelos, Vieiras grelhadas sobre risoto de espinafre murcho e parmesão também são excelentes como refeição.)
  • Versátil. Quer fazer esse risoto de abóbora como acompanhamento? Você também pode fazer isso! Sirva com salada como acompanhamento ou como acompanhamento de peixe, porco ou frango. Como acompanhamento, reduza o tamanho da porção para 1/2 xícara por pessoa.
  • Opção de preparação de refeições. Comecei com um purê de abóbora caseiro, que fiz simplesmente fervendo a abóbora e depois batendo no liquidificador. Você pode usar o resto para isso Espaguete com Massa Cremosa de Alho-Poró no final da semana.

O que você precisa

Visão aérea dos ingredientes para risoto de abóbora com rótulos

Role para baixo até o cartão de receita abaixo para medidas exatas.

  • Fcaldo de galinha com baixo teor de sódio e sem sódio – Para o risoto vegetariano de abóbora, use caldo de legumes.
  • Bmordidas de abóbora retorcida – Você pode fazer isso fervendo ou assando a abóbora.
  • Babsoluto ou azeite – A manteiga acrescenta uma riqueza extra ao sabor, mas o azeite é uma grande fonte de gorduras saudáveis. Escolha o que você preferir!
  • Alho e cebolinhaEsses aromas conferem sabor ao risoto.
  • Arroz Arbóreo – Não pode usar arroz qualquer para fazer risoto. Arborio é um arroz especialmente amiláceo e é o que torna o risoto tão cremoso sem adicionar creme de leite.
  • Dvinho branco puro – Sauvignon blanc e pinot grigio são duas boas escolhas.
  • Sábio – A sálvia fresca tem melhor sabor do que a seca. Sálvia é uma combinação clássica com abóbora, mas você pode trocá-los por tomilho ou alecrim se tiver em mãos.
  • Queijo Parmigiano-Reggiano – O sabor de nozes do parmesão é o complemento perfeito para a abóbora terrosa.
  • Salt e pimenta – Pimenta preta recém quebrada é mais perfumada e saborosa.
  • Bpara rúcula – Coloco rúcula apimentada para enfeitar, mas se preferir um sabor mais suave, espinafre baby também funciona.

Como fazer risoto de abóbora

Veja o cartão de receitas abaixo para obter instruções para impressão.

  1. Aqueça o caldo e purê. Combine o caldo e o purê de abóbora em uma panela. Deixe ferver em médio-alto e depois reduza para ferver.
  2. Cozinhe os aromáticos e o arroz. Derreta a manteiga ou o óleo em uma panela pesada em fogo médio. Adicione a cebolinha, o alho e o arroz; cozinhe para torrar levemente o arroz e amolecer as chalotas.
  3. Adicione o vinho. Despeje o vinho na panela e adicione a sálvia. Cozinhe até que o arroz absorva o vinho.
  1. Concha no caldo. Adicione uma concha da mistura de abóbora e caldo ao arroz. Mexa e cozinhe até absorver, depois adicione outra concha. Repita esse processo, mexendo sempre, até o arroz ficar cremoso e macio, mas ainda levemente firme no centro.
  2. Terminar. Junte o queijo e retire do fogo. Sirva com rúcula e queijo adicional, se desejar.

Dicas e variações

  • Utilize queijo fresco ralado. Gosto de ter à mão um bom queijo como o Pecorino Romano ou o Parmigiano-Reggiano e depois ralar quando preciso. Tem um sabor intenso que você não consegue com o queijo parmesão ralado vendido nas prateleiras dos supermercados.
  • Não tente apressar o processo. A maneira mais fácil de estragar o risoto é começar a colocar muito líquido muito rapidamente. Você realmente precisa esperar que o líquido seja absorvido antes de adicionar mais.
  • Mexa frequentemente. É a agitação que ajuda a liberar o amido, deixando o risoto de abóbora rico e cremoso. Esta não é uma receita onde você pode sair do fogão.
Prato de risoto de abóbora com rúcula e sálvia

O que servir com risoto de abóbora

Prato de risoto de abóbora com rúcula

Armazenamento adequado

  • Frigorífico: Transfira as sobras para um recipiente hermético e leve à geladeira por até 4 dias.
  • Freezer: Guarde as sobras em um freezer e congele por até 3 meses. Descongele na geladeira antes de reaquecer.
  • Reaquecer: Aqueça as sobras do risoto de abóbora em uma panela no fogão em fogo médio. Adicione um ou dois salpicos de caldo, conforme necessário. Você também pode usar as sobras para fazer arancini – use meu Mini Espinafre Assado e Arancini de Salsicha como modelo.

Mais receitas de abóbora

Banner promocional simples do Skinnytaste

Preparação: 10 minutos

Cozinhar: 45 minutos

Total: 55 minutos

Colheita: 4 porções

Tamanho da porção: 1 xícara escassa

  • Em uma panela grande, aqueça o caldo e o purê de abóbora em fogo médio-alto. Quando ferver, reduza o fogo para ferver e mantenha em fogo baixo, experimente o sal e ajuste conforme necessário.

  • Em uma panela grande e pesada em fogo médio, aqueça o óleo ou a manteiga até derreter. Adicione a cebolinha, o alho e o arroz; refogue até que o arroz esteja bem revestido com óleo ou manteiga, cerca de 3 minutos. Adicione o vinho e a sálvia e mexa até absorver.

  • Adicione uma concha cheia de caldo fervendo; espere até que seja absorvido antes de adicionar outra concha, mexendo delicadamente e quase constantemente. A agitação solta as moléculas de amido da parte externa dos grãos de arroz no líquido circundante, criando um líquido suave de textura cremosa.

  • Continue esse processo até que o arroz fique cremoso, macio na mordida, mas ligeiramente firme no centro e todo o caldo tenha sido utilizado, cerca de 25-30 minutos a partir do momento em que começou.

  • Quando todo o líquido for absorvido, junte o queijo ralado e retire do fogo. Sirva imediatamente e cubra com rúcula e queijo ralado extra, se desejar.

Última etapa:

Por favor, deixe uma avaliação e comente nos dizendo se você gostou desta receita! Isso ajuda nosso negócio a prosperar e a continuar fornecendo receitas gratuitas e de alta qualidade para você.

Para fazer purê de abóbora, ferva a abóbora até ficar macia, depois transfira para o liquidificador e bata até ficar homogêneo.

Servindo: 1 xícara escassa, Calorias: 249 calorias, Carboidratos: 45 g, Proteína: 7,5 g, Gordo: 3 g, Gordura saturada: 1,5 g, Colesterol: 5 mg, Sódio: 461 mg, Fibra: 1 g, Açúcar: 1 g

Sobre o autor Veja todos os posts Site do autor

Aprenda a Emagrecer com Saude

O mundo do Emagrecimento e do Fitness é amplo demais, com diversas técnicas e métodos, que nem sempre são seguidos da maneira correta. Nós temos um único objetivo, que é ajudar você a alcançar o seu, seja emagrecer, ganhar massa muscular, definir o seu corpo. Siga nosso blog que temos muito conteúdo de qualidade! Qualquer dúvida estamos a disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!