Este Slow Cooker Coq au Vin é inspirado na clássica receita francesa de frango estufado, com bacon, cogumelos e cebola. Usar a panela elétrica agiliza o processo de cozimento.

Coq au Vin na panela lenta
Refogar frango no vinho é uma tradição antiga, e o coq au vin francês é a versão mais famosa. Esta receita de Slow Cooker Coq au Vin permanece bastante fiel ao original, apenas modernizando os ingredientes e métodos de cozimento, e iluminando um pouco as coisas. Tradicionalmente, esta receita clássica de frango é cozida por horas no fogão, o que resulta em um ensopado rico e saboroso. A panela elétrica permite que você prepare o jantar mesmo quando estiver fora, rendendo frango e vegetais tenros. Sirva com purê de batata, purê de couve-flor ou batatinhas assadas no forno crocantes para fazer uma refeição!
Ingredientes que você precisa
Aqui estão todos os ingredientes para esta receita de coq au vin em panela elétrica. Veja o cartão de receitas abaixo para as medidas exatas.
- Bacon de corte central adiciona um sabor rico e defumado ao coq au vin.
- Vegetais: Cenouras, cogumelos, cebola e alho.
- Farinha para engrossar o molho.
- Vinho Tinto Secocomo Pinot Noir, Chianti ou Borgonha.
- Caldo de galinha com baixo teor de sódioou caldo de galinha caseiro.
- Pasta de tomate adiciona profundidade e umami ao molho.
- Frango: Eu uso uma combinação de coxas e coxinhas de frango com osso e sem pele, mas coxas desossadas também funcionam se você preferir.
- Ervas: Alecrim fresco, tomilho e salsa, juntamente com uma folha de louro seca.
Como fazer Coq au Vin na panela lenta
Este guia passo a passo mostrará o processo de preparação desta receita de panela elétrica coq au vin. Veja o cartão de receitas na parte inferior para obter instruções para impressão.


- Comece o molho: Combine o vinho tinto, o caldo de galinha e a pasta de tomate em um copo medidor de líquidos.
- Cozinhe o bacon: Cozinhe o bacon em uma panela grossa até ficar crocante. Retire o bacon, mas deixe a gordura na frigideira.


- Cozinhe os legumes: Cozinhe os cogumelos e as cenouras na gordura do bacon até que os cogumelos libertem o seu suco. Adicione o alho e a cebola e cozinhe até ficar perfumado.
- Adicione a farinha e o molho: Reduza o fogo e polvilhe a farinha. Mexa para cobrir os vegetais e adicione a mistura de vinho. Deixe ferver e continue fervendo por um ou dois minutos.


- Montar: Despeje o conteúdo da panela na panela elétrica. Adicione o frango e polvilhe com sal e pimenta-do-reino. Coloque por cima o alecrim, o tomilho e a folha de louro.
- Cozinhar: Tampe a panela elétrica e cozinhe em fogo alto por 4 horas ou em fogo baixo por 8 horas.
- Servir: Sirva o frango com os legumes e o caldo e decore com bacon e salsa.
Dicas e variações
- Pule o bacon: Para uma versão mais enxuta deste coq au vin de cozimento lento, adicione 1 colher de chá de páprica defumada ao polvilhar a farinha e cozinhe os vegetais no azeite em vez da gordura do bacon.
- Utilize um bom vinho: Não precisa ser o melhor vinho, mas também não use a garrafa mais barata que encontrar, porque ela é um elemento-chave no sabor do prato acabado.
- Troque por cebola pérola: Usei cebola normal para facilitar, mas se quiser, você pode usar cebola pérola fresca ou congelada. Mantenha-os inteiros em vez de cortá-los.

O que servir com Coq au Vin
Aqui estão algumas idéias para combinar com este fogão lento coq au vin.
Armazenamento adequado
- Frigorífico: Transfira as sobras do coq au vin da panela elétrica para um recipiente hermético e leve à geladeira por até 4 dias.
- Freezer: Congele as sobras em um saco para freezer com zíper ou recipiente hermético por até 3 meses. Descongele na geladeira antes de reaquecer.
- Para reaquecer: Aqueça as sobras em uma panela no fogão em fogo médio ou no micro-ondas.

Mais jantares de frango em panela lenta
Confira mais receitas de frango em panela elétrica ou estas cinco receitas de cozimento lento de frango para inspirar sua próxima refeição.

Colheita: porções (2 pedaços de frango, 1 xícara de vegetais)
- 4 fatias bacon cortado ao centro, picado
- 4 médio cenouras, corte em pedaços de 1 polegada
- 4 xícaras cogumelos, dividido pela metade (botão ou baby bella funcionam melhor)
- 2 xícaras cebola, cortado em pedaços de 1-2 ”(como alternativa, cebolas pérola funcionam muito bem, mas exigem muito trabalho para descascar)
- 3 cravo alho
- 2 colheres de sopa farinha, ou farinha sem glúten
- ½ xícara vinho tinto seco, Pinot Noir, Chianti ou Borgonha
- ½ xícara caldo de galinha com baixo teor de sódio
- 2 colheres de sopa pasta de tomate
- 4 grande coxas de frango com osso, pele removida (ou obras desossadas)
- 4 coxinhas de frango com osso, pele removida
- 2 raminhos alecrim fresco
- 2 raminhos tomilho fresco
- 1 folha de louro seca
- Salsa fresca picada, para enfeitar
Combine o vinho tinto, o caldo de galinha e a pasta de tomate em um copo medidor e reserve.
Em uma panela de fundo grosso, deixe o bacon ficar crocante. Use uma escumadeira para enfeitar e adicione cogumelos e cenouras à gordura do bacon. Assim que os cogumelos liberarem um pouco de líquido, cerca de 3-4 minutos, adicione a cebola e o alho. Cozinhe até ficar aromático, cerca de 3 a 4 minutos.
Abaixe o fogo e acrescente a farinha e misture até que todos os vegetais estejam cobertos de farinha. Adicione a mistura de vinho reservada e deixe ferver. Ferva por 1-2 minutos para reduzir e depois transfira tudo para uma panela elétrica.
Coloque o frango na panela elétrica com os vegetais. Polvilhe com 1 colher de chá de sal e ½ colher de chá de pimenta preta. Coloque o alecrim, o tomilho e a folha de louro por cima.
Feche bem e cozinhe em fogo alto por 4 horas ou em fogo baixo por 8 horas.
Para servir, coloque 1 coxa e coxinha de frango em cada tigela e cubra com legumes e caldo. Polvilhe com bacon e salsa.
Última etapa:
Por favor, deixe uma avaliação e comente nos dizendo se você gostou desta receita! Isso ajuda nosso negócio a prosperar e a continuar fornecendo receitas gratuitas e de alta qualidade para você.
- Pule o bacon para uma versão ainda mais magra e adicione 1 colher de chá de páprica defumada ao adicionar a farinha.
Calorias: 484 calorias, Carboidratos: 23 g, Proteína: 35 g, Gordo: 26 g, Gordura saturada: 7 g, Gordura Poliinsaturada: 6 g, Gordura monoinsaturada: 10 g, Gordura trans: 0,1 g, Colesterol: 169 mg, Sódio: 288 mg, Potássio: 1109 mg, Fibra: 5 g, Açúcar: 9 g, Vitamina A: 10459 UI, Vitamina C: 15 mg, Cálcio: 67 mg, Ferro: 3 mg

O mundo do Emagrecimento e do Fitness é amplo demais, com diversas técnicas e métodos, que nem sempre são seguidos da maneira correta. Nós temos um único objetivo, que é ajudar você a alcançar o seu, seja emagrecer, ganhar massa muscular, definir o seu corpo. Siga nosso blog que temos muito conteúdo de qualidade! Qualquer dúvida estamos a disposição