Faça este Beef Bourguignon que derrete na boca na panela elétrica, cozido em fogo baixo e lento com cogumelos e cenouras para uma ideia de jantar aconchegante.

Carne Bourguignon
Se você procura um prato reconfortante e elegante feito na panela elétrica, vai adorar este atemporal Slow Cooker Beef Bourguignon. As receitas tradicionais costumam exigir horas de cozimento no forno, mas fazer bife bourguignon na panela elétrica simplifica o processo. Ao cozinhar baixo e lentamente, você consegue uma carne que derrete na boca e um molho rico e de sabor profundo com o mínimo de tempo e esforço prático. Se você quiser mais ideias de panela elétrica, experimente meu ensopado de carne em panela elétrica e ramen de carne em panela lenta.
O que é carne Bourguignon?
O bife bourguignon, também conhecido como boeuf bourguignon, é um prato clássico francês com carne tenra cozida em molho robusto de vinho tinto com cenoura, cebola, cogumelos e ervas aromáticas. Originalmente um prato camponês, chefs como Julia Child elevaram esta receita saudável à fama culinária.
Ingredientes que você precisa
Vinho tinto, bacon, alho e ervas criam uma refeição complexa e saborosa que o fará voltar por alguns segundos. Veja as medidas exatas no cartão de receitas abaixo.

- Bacon acrescenta riqueza e cozinhar os cogumelos com um pouco de gordura de bacon confere ao prato um sabor delicioso.
- Carne Ensopada de Carne: O melhor corte de carne para o bife bourguignon é o mandril assado desossado. É barato e resistente, mas quando cozido lentamente, os resultados são macios e suculentos.
- Farinha Multiuso: Cubra a carne com farinha antes de dourar para ajudar a criar uma crosta deliciosa.
- Tempero: Cebola em pó, sal, pimenta preta
- Vegetais: Corte os cogumelos crimini pela metade ou em quartos, dependendo do tamanho, e corte as cenouras em pedaços de 2,5 cm.
- Aromáticos: Chalotas e alho
- Pasta de tomate aprofunda o sabor com sua riqueza concentrada em vez de usar molho de tomate.
- Vinho: Use um vinho que você goste de beber, pois o prato terá notas de degustação do vinho. O autêntico bife bourguignon francês normalmente usa Borgonha ou Pinot Noir, mas qualquer vinho tinto seco que você goste de beber funciona.
- Caldo de Carne: A carne cozinha em caldo, o que evita que resseque.
- Ervas: Ervas saudáveis, como raminhos de tomilho fresco e alecrim, resistem bem durante o longo processo de cozimento.
Como fazer carne Bourguignon na panela lenta
A primeira metade dessa receita é cozida em uma frigideira no fogão, e sim, prometo que vale a pena sujar uma frigideira extra! Dourar a carne e os vegetais realça seu sabor. As instruções para impressão estão abaixo no cartão de receitas.




- Cozinhe o Bacon: Aqueça uma frigideira sobre o bacon médio e cozinhe o bacon até ficar crocante. Transfira para a panela elétrica e remova quase algumas colheres de chá de gordura do bacon.
- Doure a carne: Misture a carne com a farinha e os temperos e doure todos os lados na frigideira. Transfira a carne para a panela elétrica.
- Cozinhe os cogumelos na gordura do bacon e polvilhe com sal. Assim que começarem a dourar, acrescente a cebolinha e o alho, seguidos do extrato de tomate. Adicione os vegetais à panela elétrica.
- Cozinhe lentamente a carne: Despeje o vinho tinto e o caldo na panela elétrica e mexa. Coloque as ervas frescas e as cenouras por cima. Cozinhe em fogo baixo por 8 horas ou em fogo alto por 4 a 6 horas. Retire as ervas antes de servir e coloque em tigelas.

Variações
- Adicione a cebola pérola à panela elétrica junto com as cenouras.
- Experimente ervas diferentes, como salsa ou louro.
- Para fazer no Pote Instantâneodoure primeiro a carne, o bacon e os vegetais conforme a receita descreve e depois cozinhe em alta pressão por 35 a 40 minutos, até ficar macio.
Sem fogão lento, sem problema!
Use um forno holandês ou uma panela pesada que possa ir ao forno e leve ao forno pré-aquecido a 375F por 2 horas e meia (verifique se há líquido suficiente após 1 hora e meia) até que a carne e os vegetais estejam macios.
Dicas profissionais para um bourguignon de carne perfeito
- Variações Vegetais: Se você não gosta de cogumelos ou quer deixar a refeição mais saborosa, adicione pastinacas ou batatas. Para os cogumelos, você pode substituir os cogumelos brancos.
- Assuntos de vinho: O vinho é um componente importante nesta receita, então não há realmente um substituto para ele. Se não quiser cozinhar com álcool, pode substituí-lo por caldo extra. No entanto, o resultado final terá um sabor diferente.
- Carne Bourguignon Sem Glúten: Use uma farinha sem glúten, como Cup4Cup.
- Cebolas: Troque chalotas por cebolas roxas.
- Cebola em Pó: Substitua por alho em pó.
- Ervas: Se você tiver apenas 1 erva, tudo bem. Use só alecrim ou só tomilho.
O que servir com carne Bourguignon
- Coma o ensopado com um pedaço de pão crocante, como pão francês ou baguete, para absorver o caldo, ou sirva com purê de batata ou macarrão com ovo para torná-lo mais recheado.
- Acompanhamentos de vegetais, experimente com feijão verde ou brócolis assado.
Armazenar
O bife bourguignon é excelente para preparar refeições, pois as sobras esquentam bem.
- Refrigerar sobras por 4 dias.
- Congelar em um recipiente hermético por 3 meses.
- Reaquecer: Retire do freezer e descongele na geladeira durante a noite, depois reaqueça no fogão ou no micro-ondas.

Perguntas frequentes
A maioria dos ingredientes é igual, mas a principal diferença é que o bife bourguignon, originário da França, leva vinho e bacon. O ensopado de carne também contém ervilhas e batatas, que o bourguignon normalmente não contém.
Embora o mandril de carne beneficie de um longo tempo de cozimento, ainda é possível cozinhá-lo demais. A carne vai secar e os vegetais ficarão moles. Quando terminar, não deixe na configuração “Keep Warm” por mais de 2 horas.

Mais receitas de ensopado de carne que você vai adorar
Além disso, veja mais receitas de panela elétrica aqui.

Colheita: 4 porções
Tamanho da porção: 1 ¼ xícaras
- 3 fatias bacon cortado ao centro, picado
- 1 1/2 libras carne de mandril, aparado, cortado em cubos de 1 polegada
- 2 colheres de sopa farinha multiuso, ou farinha sem glúten
- ½ colher de chá cebola em pó
- 1 colher de chá sal kosher, dividido
- ½ colher de chá pimenta preta
- 2 ½ xícaras cogumelos cremini, dividido pela metade ou em quatro dependendo do tamanho
- 1 xícara chalotas, picado
- 4 cravo alho, fatiado
- ¼ xícara pasta de tomate
- ½ xícara vinho tinto seco, *
- 1 ½ xícaras caldo de carne
- 1 ½ xícaras cenouras, corte em pedaços de 1 polegada
- 2 raminhos de tomilho fresco
- 2 raminhos de alecrim fresco
Aqueça uma frigideira grande em fogo médio e deixe o bacon ficar crocante. Com uma escumadeira, transfira o bacon para a panela elétrica e retire a maior parte da gordura (quase toda), reservando o restante.
Misture a carne na farinha, na cebola em pó, ¾ colher de chá de sal e pimenta-do-reino. Doure a carne por todos os lados em dois lotes. Transfira a carne para a panela elétrica.
Adicione 1 colher de chá da gordura reservada do bacon, cogumelos e ¼ colher de chá restante de sal na panela; cozinhe até que os cogumelos comecem a dourar, 4 a 5 minutos. Adicione a cebolinha e o alho, cozinhe até ficar aromático e macio; 2 a 3 minutos. Adicione a pasta de tomate e misture bem. Transfira para a panela elétrica.
Adicione o vinho tinto e o caldo de carne. Mexa para criar um líquido homogêneo. Coloque ervas frescas por cima, seguidas das cenouras.*
Cozinhe em fogo baixo por 8 horas em fogo alto por 4 a 6 horas. Retire as ervas antes de servir.
Última etapa:
Por favor, deixe uma avaliação e comente nos dizendo se você gostou desta receita! Isso ajuda nosso negócio a prosperar e a continuar fornecendo receitas gratuitas e de alta qualidade para você.
Rende 5 xícaras.
Sem fogão lento, sem problema!
Use um forno holandês ou uma panela pesada que possa ir ao forno e leve ao forno pré-aquecido a 375F por 2 horas e meia (verifique se há líquido suficiente após 1 hora e meia) até que a carne e os vegetais estejam macios.
Servindo: 1 ¼ xícaras, Calorias: 371 calorias, Carboidratos: 21,5 g, Proteína: 42 g, Gordo: 11,5 g, Gordura saturada: 3.5 g, Colesterol: 105,5 mg, Sódio: 936 mg, Fibra: 4 g, Açúcar: 9 g

O mundo do Emagrecimento e do Fitness é amplo demais, com diversas técnicas e métodos, que nem sempre são seguidos da maneira correta. Nós temos um único objetivo, que é ajudar você a alcançar o seu, seja emagrecer, ganhar massa muscular, definir o seu corpo. Siga nosso blog que temos muito conteúdo de qualidade! Qualquer dúvida estamos a disposição