Muita gente pensa que para perder aqueles quilinhos indesejados é preciso passar fome e saltar refeições. O problema dessa estratégia é que o corpo se adapta à nova rotina alimentar, ou seja, o metabolismo cai, e o organismo começa a gastar menos energia, o que, consequentemente, resulta em menor queima de gordura. O resultado é um organismo enfraquecido por causa da carência de nutrientes, e uma perda de peso insignificante. O fato é que passar fome não é um bom caminho para quem deseja emagrecer e manter a saúde. A melhor estratégia é matar a fome de maneira inteligente, sem comprometer a dieta (e dieta aqui não quer dizer ficar sem comer, quer dizer adotar uma rotina alimentar saudável).

5 Dicas inteligentes de como matar a fome sem comprometer a dieta

O que faz uma pessoa perder peso são os hábitos saudáveis, e passar fome de forma alguma é um hábito saudável. É possível emagrecer e manter o peso adotando uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos. É claro que não é fácil, mas se você realmente deseja perder peso e viver com mais saúde e disposição, precisa pensar naquilo que deseja alcançar e fortalecer a sua motivação e se manter perseverante no objetivo. Porém, muitas vezes, principalmente perante situações que causam muita ansiedade, é comum ficar com aquele desejo imenso de comer alimentos calóricos, como doces, frituras e fast-foods. Mantenha calma! Isso é normal, afinal, você não é de ferro.

matar a fome sem prejudicar a dieta

Quando o organismo clama por alimento, isso quer dizer que você precisa fazer alguma coisa para atender as necessidades dele. É claro que não é nem um pouco recomendável que você devore uma barra de chocolate ou ataque aquele hambúrguer gigante. Existem formas inteligentes de acabar com a fome sem engordar. Veja abaixo algumas maneiras práticas de matar a fome e ainda contribuir para a perda de peso.

1 – Deu aquela vontade de comer um doce?

comer chocolateQuando bate aquela vontade de comer um doce, muita gente não resiste e acaba devorando um tablete inteirinho de chocolate. Não é preciso dizer que depois bate aquele arrependimento…

Se você é daquelas pessoas que idolatram um delicioso tablete de chocolate, saiba que é possível comer essa delicia sem atrapalhar a sua dieta. Faça o seguinte: quando der vontade de comer chocolate, troque o chocolate ao leite pelo chocolate com pelo menos 70% de cacau. O chocolate com mais concentração de cacau é rico em fibras, isso é bom porque promove saciedade mais rapidamente, e é bem mais saudável que os chocolates comuns. Só não abuse, não vá devorar um tablete inteiro de uma vez, consuma com bastante moderação.

2 – E quando dá aquela vontade incontrolável de beber um refrigerante bem gelado?

refrigerante geladoEvite ao máximo o consumo de refrigerantes, porém, se você não suporta o desejo de tomar um refrigerante gelado, pode tentar enganar a vontade. Faça o seguinte: misture chá de cidreira gelado com suco de 01 limão, um pouco de mel, gengibre ralado e água com gás. Com essa receita você consegue preparar uma bebida muito interessante que tem “bolinhas” como o refrigerante, porém, pode beber sem culpa, pois ela não prejudicará a sua dieta.

3 – E a vontade de comer aquele delicioso pãozinho francês?

O pãozinho francês pode até ser uma maravilha, mas calma, não vá devorando logo 02 ou 03. A dica é: dê uma chance para a tapioca, ela não tem glúten, assim você não corre o risco de aumentar a gordura abdominal, além disso, ela tem apenas 70 calorias. Só tome cuidado com o recheio, coloque pouco e use queijos como cottage e ricota, azeite, orégano. Para recheios doces, prefira geleias de frutas que contenham pouco açúcar.

4 – E aquele hambúrguer gigante? Como resistir a ele?

hamburguer e dietaO hambúrguer é realmente sedutor, mas para manter um corpo saudável e sem gordurinhas indesejadas, é melhor passar longe dele. Para matar a vontade aposte em wraps. Os wraps são sanduiches enrolados em massas bem fininhas, e são uma delícia. No supermercado você encontra algumas massas prontas, e é aconselhável fazer recheios com peito de frango desfiado, folhas escuras, tomate seco, cenoura ralada, uva passa e queijo cottage. Fica muito gostoso, e não prejudica a sua dieta.

5 – Com o calorão que está fazendo, como resistir a um delicioso sorvete?

Se você deseja perder peso, deve evitar os sorvetes, principalmente os de massa. Eles são muito calóricos, e também são bastante ricos em gordura trans.

Para matar a vontade substitua o sorvete por picolés feitos à base de água e frutas. Esses picolés são menos calóricos, e combatem o calorão do mesmo jeito (um picolé possui aproximadamente 55 calorias).  

Conclusão

Você pode emagrecer sem passar fome, porém, somente fazer trocas inteligentes como as sugeridas neste artigo não fará você perder ou manter o peso. É importante mudar as suas atitudes, investir numa dieta saudável e praticar exercícios físicos regulares.

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