Conheça cardápio e fases da dieta da proteína

Programa alimentar queridinho de celebridades como Gisele Bundchen, Jenniffer Lopez e Penélope Cruz, a dieta da princesa Kate Middleton promove o emagrecimento rápido e promete manter os quilos perdidos bem longe para o resto da vida. Isso mesmo, este é o fim do efeito sanfona.

Dr. Pierre Dukan conta porque é tão difícil emagrecer

Criada pelo médico e nutricionista francês Dr. Pierre Dukan, este cardápio para emagrecer pode ser bem rigoroso no início, mas se torna mais maleável com o passar do tempo. Na primeira semana, são permitidas apenas proteínas puras, nada de carboidratos ou gorduras. Depois, os legumes são introduzidos e, por último, as frutas e pães.

Na dieta Dukan não há contagem de calorias, pois médico defende que os regimes de restrição calórica abrem margem para erros de cálculo e não consideram a origem dos alimentos. Além disso, guloseimas como o chocolate geram um comportamento compulsivo, sendo quase impossível comer só um pedacinho. O regime de Dukan nada mais é do que uma reinvenção mais saudável da dieta da proteína. Entenda abaixo como funciona o método.

Fases da Dieta Dukan

Fase 1 – Ataque

Na fase de ataque, apenas proteínas magras são permitidas. Crédito: Thinkstock

Na fase de ataque, apenas proteínas magras são permitidas. Crédito: Thinkstock

Esta é a fase das proteínas puras e todas as refeições estão restritas a elas. Isto promove um “choque” no organismo e leve à perda rápida de peso, o que motiva para continuar a dieta.

Fase 2 – Cruzeiro

Os vegetais são acrescentados sem restrição de quantidade. Neste período é possível perder em média um quilo por semana até atingir o peso desejado.

Fase 3 – Consolidação

Esta etapa combate o efeito sanfona, pois a pessoa tenta manter o peso novo mesmo comendo de forma mais livre. Queijo, pães, frutas, alimentos ricos em amido e refeições de “comemoração” podem ser adicionados.

Fase 4 – Estabilização

Mais do que uma fase, este é um estilo de alimentação que deve ser mantido para o resto da vida. Este momento só é possível quando o peso já está estabelecido com o controle dos abusos. Então, um dia por semana, deve-se fazer a dieta da fase de ataque, ingerindo somente proteínas. Essa medida permite uma alimentação normal nos outros seis dias da semana sem engordar novamente. Essa estabilização concreta e estruturada que se estende por toda a vida.

 

Dieta Dukan: cardápio

Uma refeição completa, com carboidratos, proteínas e vegetais só é permitida na fase de consolidação. Crédito: Thinkstock

Uma refeição completa, com carboidratos, proteínas e vegetais só é permitida na fase de consolidação. Crédito: Thinkstock

Ataque

Carnes magras (exceto costela), aves (exceto pato e ganso), peixes e frutos do mar sem restrição, ovos e laticínios e iogurtes desnatados sem gordura.

Cruzeiro

Todas as proteínas que já faziam parte da fase de ataque e legumes e verduras à vontade, menos batata e mandioca.

Consolidação

Após atingir o peso desejado, é hora de introduzir carboidratos e lipídeos de forma moderada.

São permitidas duas frutas, duas fatias de pão integral e 40 g de queijo por dia; duas porções de arroz integral ou leguminosas (feijão, ervilha, lentilha) e duas refeições de gala (entrada, prato principal sobremesa e um copo de bebida alcoólica) por semana.

Estabilização

A alimentação é livre, mas algumas regras devem ser respeitadas para que o peso seja mantido para o resto da vida.

– 1 dia de proteína pura por semana (dia fixo)
– 3 colheres de sopa de farelo de aveia todos os dias
– 30 minutos de caminhada por dia

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