Nutricionista francês conta como a Dieta Dukan funciona

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O questionamento se uma dieta é, de fato, efetiva é constante na cabeça da mulherada. Uma delas que fez muito sucesso na França e agora veio para o Brasil é a Dieta Dukan, um programa de emagrecimento personalizado que promete a perda de peso rápida, eficaz e de forma saudável. Alguns truques desta dieta fazem a diferença e garantem que as pessoas não ganhem novamente o peso perdido, estabilizando os números na balança. Celebridades internacionais seguiram o programa, esta foi, inclusive, a dieta da princesa Kate Middleton antes de seu casamento.

 

Dieta Dukan: cardápio

Um dia da semana deve ser dedicado às proteínas para a manutenção do peso. Crédito: Schutterstock

Um dia da semana deve ser dedicado às proteínas para a manutenção do peso. Crédito: Schutterstock

De acordo com o Dr. Pierre Dukan, há dois segredos, um que começa na fase de consolidação da dieta, em que a pessoa adquire uma reeducação alimentar por um conceito que ele nomeou como Escada Nutricional. “Essa escada tem sete degraus. O primeiro são as proteínas; o segundo, os legumes; o terceiro consiste em duas frutas por dia; no quarto pode-se consumir dois pães integrais por dia; no quinto, 40g de queijo por dia; no sexto são permitidos dois pratos de carboidratos por semana; e o sétimo é a liberação de duas refeições de gala por semana, ou seja, a pessoa pode comer à vontade o que quiser, desde a entrada até a sobremesa”, explica. 

“A Escada Nutricional deve ser seguida durante 10 dias por quilo perdido”, recomenda o Dr. Pierre Dukan. Isso significa que se a pessoa perdeu 10 kg na fase de emagrecimento, ela deve permanecer nessa fase durante 100 dias, um tempo suficiente para assimilar esse modelo de nutrição e se reeducar. Outro ponto que ele reforça é que a pessoa nunca deve repetir o prato. “É preciso adquirir em casa ou na casa de seus amigos o mesmo hábito de quando se come em um restaurante, por exemplo”, diz. 

O segundo segredo da dieta, de acordo com o Dr. Pierre Dukan, precisa ser seguido por toda a vida e é denominado por ele como o respiro das três regras fundamentais: “as quintas-feiras de proteína, porque ao consumi-las esse dia te protege de todos os outros seis; 20 minutos de caminhada por dia e subir escadas; e o consumo de três colheres de sopa de farelo de aveia”.

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